Home

 

 

 

 

Matt Wilson
Hug!
CD Palmetto Records 2020

 

 

Matt Wilson é daqueles músicos que apetece abraçar. A sua música irradia uma alegria e um humor que não é fácil encontrar.

Ele é um dos músicos mais requisitados de New York, e o seu nome pode ser encontrado na ficha técnica de dezenas de álbuns. Não porque ele seja um baterista excepcional, mas pela empatia que cria com os outros músicos. A alegria e energia que irradia parecem advir da bateria primeva de New Orleans ou Art Blakey, e ele é hábil em simplificar o que parece complicado. Ele é daqueles bateristas com que se pode contar.

Em Hug! ele retorna ao seu quarteto, aos seus amigos, para fazer um disco que se debruça sobre velhos temas, e não falo de standards. O disco começa com um tema do pianista Gene Ammons, evoca Abdullah Ibrahim, Charlie Haden e Dewey Redman, recorda o cantor country Roger Miller no hit King of the Road, glosa Sonny & Cher numa interpretação ao jeito de Ornette Coleman, ridiculariza Donald Trump na proposta de criar um ramo das forças aéreas interplanetária, mesclando a voz de Trump com uma composição de Sun Ra, e termina em festa com um original em que invoca os ritmos e a alegria da música da mãe África.

Podem dançar!

 

Matt Wilson (bat)
Jeff Lederer (st)
Chris Lightcap (b)
Kirk Knuffke (cornet)

 

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)